Como funciona o processo de votação do Oscar?

O Oscar é uma das maiores premiações do mundo inteiro, e este grande evento estará acontecendo em breve na sua telinha. O prêmio se divide em diversas categorias que avaliam os melhores filmes do ano.

São alguns exemplos das categorias de concorrência ao Oscar: Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Música Original, entre muitos outros.

Nós, os fãs da sétima arte, estamos atentos aos filmes que vão lançar em 2020e já temos apostas quanto aos nossos favoritos. Para quem é fã das franquias da Marvel, por exemplo, vale lembrar que as produções prometem para este ano!

E por isso, vale a pena conferir como funcionará o processo de votação do Oscar. Vamos lá entender tudo sobre esta grande premiação do cinema?

Processo de Indicação

As produções desse ano estão prometendo grande emoções para os fãs do cinema e alguns diretores estão pretendendo alcançar um recorde de bilheteria.

Mas para entender como essas produções são nomeadas como vencedoras de alguma categoria de Oscar, precisamos compreender como funciona o processo de indicação.

Em primeiro lugar, é importante saber que o evento é de responsabilidade da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, composta por cerca de 8 mil membros relacionados ao mundo do cinema.

Os produtores dos filmes lançados entre o dia 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do evento, devem inscrever suas produções no site da acadêmia, verificado os requisitos da categoria que irá concorrer.

Sendo assim, os membros responsáveis por cada uma das 24 categorias de premiação do Oscar, poderão selecionar entre os inscritos aqueles que irão concorrer ao prêmio.

Processo de Votação

Agora que você já sabe como os nossos filmes favoritos são mencionados no palco do Oscar, vamos entender como são distribuídas as estatuetas.

Após a indicação aos grandes prêmios, as produções passam por um segundo processo de votação, em que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só podem votar em um único vencedor.

A empresa responsável pela contagem desses votos é a PwC (pricewaterhousecoopers), e os resultados que vemos na telinha são de responsabilidade da mesma.

Vale lembrar que essas regras de avaliação são diferentes para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro, isto porque cada país tem direito a inscrever uma única produção para concorrer.

Entretanto, no geral, o processo de votação funciona da mesma maneira para todas as categorias e nós vamos ver em breve, quem irá levar a estatueta para casa!

FONTE: spinoff.com.br